Wikia Corações de Gelo
Advertisement

O Xadrez Goblin (Também chamado Triunvirato) é um jogo especial que lembra o xadrez humano, mas foi inventado por goblins. Seu jogo possui mecânicas e peças diferentes, e suas regras seguem abaixo:

O tabuleiro é quadriculado e cada jogador possui 12 peças para jogar:

1 religioso (L), 1 cavaleiro (C), 2 soldados (S), 2 mestres (M), 3 escravos (E) e 3 reis (R)

Tabuleiroxadrez

Tabuleiro padrão de Triunvirato (Xadrez Goblin)

A partida é jogada entre 2 oponentes. Cada um deles tem direito a jogar uma vez no seu turno.

O posicionamento inicial das peças no jogo é livre para cada jogador. A única regra é que os Reis devem ficar ao lado de pelo menos um escravo.

FUNÇÃO DAS PEÇAS:

RELIGIOSO:

Só pode andar para os lados, na quantidade de 1 até 4 casas se desejar. O religioso só pode atacar se o inimigo já estiver adjacente. Ele converte a peça inimiga para o seu lado do tabuleiro. Após converter alguma peça, o religioso fica na frente desta mesma peça após a conversão.

Assim que a peça é convertida, ela aparece em um dos destacamentos laterais do tabuleiro fortalecendo o lado do religioso.

Se um rei adversário for convertido e o jogador não tiver perdido nenhum de seus reis, o jogo acaba.

CAVALEIRO:

O cavaleiro pode andar até 4 casas em qualquer direção. Ele fica na linha de frente junto com os soldados e pode atacar qualquer adversário. Um ataque não defendido, elimina a peça adversária. O cavaleiro pode atacar qualquer peça.

SOLDADOS:

Os soldados podem caminhar por 2 casas para frente ou 1 casa para os lados. Um ataque do soldado só é válido se a peça adversária estiver na diagonal, ou tiver defendido um ataque do cavaleiro. Neste segundo caso, a peça adversária precisa se defender novamente ou estará fora do jogo.

MESTRES:

Os mestres andam até 2 casas na diagonal. Mestres não atacam, mas se estiverem ao lado do inimigo quando este for atacado por soldados ou pelo cavaleiro, a peça inimiga é eliminada sem direito à defesa.

ESCRAVOS:

O jogo possui 3 reis e cada rei possui um escravo. Sempre que um rei andar, o escravo ganha a oportunidade de andar no turno seguinte. Um escravo só se movimenta após o movimento do rei e apenas uma casa. Caso o turno seguinte não seja usado para o movimento do escravo, ele não pode mais se mexer até que o rei ande novamente. Se o rei for alvo de ataques, o escravo mais próximo daquele rei pode se sacrificar por ele. Um escravo só pode atacar outro escravo e não pode ser convertido por um religioso.

REIS:

O jogo tem um sistema de triunvirato, onde 3 reis governam o reino goblin. Os reis são as peças mais importantes do jogo. 

O rei se movimenta uma casa para qualquer direção. Além disso, um escravo só pode agir no turno seguinte a um movimento de um dos reis.

Um rei só pode atacar outro rei, mas 2 deles podem conceder o perdão a um soldado adversário. Para isso, o soldado deve estar a uma distância de uma casa para pelo menos 2 reis. Este soldado fica impossibilitado de atacar no próximo turno em que se movimentar.

Goblin chess

Quadro feito durante a partida final do primeiro mundial de Triunvirato.

O JOGO:

O objetivo do jogo é diminuir a quantidade de reis adversários até que este não tenha nenhum no tabuleiro ou haja um dos casos especiais:

- O jogador pode vencer o jogo convertendo um rei adversário se não tiver perdido nenhum ou se for o último rei adversário no tabuleiro.

- Os reis podem ser punidos pelos reis adversários com o enforcamento.

Para que haja enforcamento, um rei deve atacar outro rei e um mestre deve estar adjacente ao rei atacado. Tudo isso deve acontecer em um dos destacamentos laterais do tabuleiro. O rei enforcado é eliminado do jogo. Se o jogador que enforcou o rei tiver, após o enforcamento, mais reis que o adversário, ele vence o jogo. Caso contrário, o jogo prossegue.

Advertisement